quarta-feira, maio 21, 2008






Je ne sais pourquoi
Mon esprit amer
D'une aile inquiète et folle vole sur la mer.
Tout ce qui m'est cher,
D'une aile d'effroi
Mon amour le couve au ras des flots. Pourquoi, pourquoi ?

Mouette à l'essor mélancolique,
Elle suit la vague, ma pensée,
À tous les vents du ciel balancée,
Et biaisant quand la marée oblique
Mouette à l'essor mélancolique.

Ivre de soleil
Et de liberté,
Un instinct la guide à travers cette immensité.
La brise d'été
Sur le flot vermeil
Doucement la porte en un tiède demi-sommeil.

Parfois si tristement elle crie
Qu'elle alarme au loin le pilote,
Puis au gré du vent se livre et flotte
Et plonge, et l'aile toute meurtrie
Revole, et puis si tristement crie !

Je ne sais pourquoi
Mon esprit amer
D'une aile inquiète et folle vole sur la mer.
Tout ce qui m'est cher,
D'une aile d'effroi
Mon amour le couve au ras des flots. Pourquoi, pourquoi ?



Paul Verlaine

5 Comments:

Blogger g said...

Carvoeiro vai bem com inquietude, ninguém se acalma ao pé desse mar!

21/5/08 8:03 da tarde  
Blogger SMA said...

As vezes não preciso saber... é preciso é deixar sentir...

bjo
bom feriado

21/5/08 11:24 da tarde  
Blogger Ricardo said...

Pensei que já tinhas passado a idade dos porquês!?!?
Porque indagamos tanto se sabemos à partida que nao teremos uma resposta? Maldita condicao humana.

Beijos

P.S. - O cravo est+a murcho, estava a ver se vinha o Inverno para as aves migrarem...

24/5/08 9:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a pior das prisões é um coração fechado


Psyché

27/5/08 10:15 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

... Verlaine tinha um espírito deveras inquieto (não que mo tivesse confessado pessoalmente... ) mas não me chegava aos calcanhares. A mim e a tantas outras almas de deus... Havia ele de se defrontar com o preço a que está a gasosa e a falta que me fez hoje ao almoço, a minha rica cabeça de garoupa com todos. Isso sim (só para dar dois exemplos) é que gera inquietação, inquietação como cantaria o Zé Mário...

1 beijo e 2 sorrisos (amarelos)

2/6/08 7:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home