sábado, janeiro 06, 2007

Au tour de ma chambre



A luz acinzentada do bulício citadino anunciava um entardecer precoce. Entrou em casa, e atirou as chaves para dentro do enorme cinzeiro, em tons de azul. Nem queria acreditar, estava em Paris. A bela e eterna Paris… A cidade dos bistrots, das brasseries de Amadeo, dos cafés tão ao gosto de Mário de Sá Carneiro; l´ Opéra, e o seu lustre imenso, em cristal, que pontilha de luz a pintura de Chagall…
O seu quotidiano era agora leve, tão leve como uma pena. Sentar-se no Café de la Paix, ou no Procope, onde figuras como Rousseau, Diderot e Voltaire estiveram, debatendo ideias (mais tarde, o próprio Sartre) e enquanto apreciadores da bebida intelectual. Sentar-se… nas mesinhas de mármore, onde a Belle Époque continua viva e cheia de glamour, relendo l`Histoire de la Folie, ou simplesmente ver a vida passar.
Tinha conseguido variar a sua existência, variá-la quotidianamente. Numa atitude de descontracção colocou as mãos atrás da cabeça, e sorriu. “Eu não tenho só tudo quanto existe...eu tenho também tudo quanto não existe... Eu vivo horas que nunca ninguém viveu, horas feitas por mim, sentimentos criados por mim, voluptuosidades só minhas e viajo em países longínquos, em nações misteriosas que existem para mim, não que as descobrisse, mas porque as edifiquei... Consegui tornar infinito o universo – que todos chamam infinito, mas que é para todos um campo estreito e bem murado."
– Dê uma escapadinha. Vá p´ra fora cá dentro. – exclamou – Tesa do caraças! E soltou uma gargalhada…

9 Comments:

Blogger Alberto Oliveira said...

Estimada Rach:

Em primeiro lugar (espero vir em tempo que o ano mal começou... )desejo-te que em 2007 concretizes algumas coisas que desejas (ou pedes) há muito. Depois, que esta carta te vá encontrar de perfeita saúde na companhia dos teus.
Eu estou na mesma: carrancudo ao amanhecer, taciturno de tarde, abespinhado ao deitar e sorridente nos sonhos mais inconcebíveis que se possam imaginar.
A tua carta transportou-me a uma Paris que já não visito há uns quatro anos e que pelos vistos ainda mais alguns se passarão porque os meus passeios próximos futuros não passam por aí. Estou mais virado para Carcavelos e -se o dinheiro esticar, Barcelos.
Nunca maios tive notícias do gato que o Ricardo te emprestou nem do próprio Ricardo. Também a minha vida deu uma volta enorme e já não negoceio em gin. Neste momento vendo o "Borda d´Água" ali para os lados de Campo de Ourique.
Tudo de bom para ti!

Abraço do

Legível

7/1/07 11:54 da manhã  
Blogger rach. said...

Caro Legível,
É com um enorme sorriso que escrevo estas breves palavras, antes que a net esmoreça.
Em primeiro lugar, gostaria de te desejar um excelente 2007 e que também se concretizem os desejos que formulaste para este novo ano e que os deuses te tenham oferecido soberbas romãs...
Quanto a mim, continuo na mesma:carrancuda ao levantar (traço comum entre os dois)e sonhadora como sempre, que é a maneira mais barata de viajar e de conhecer lugares e pessoas, já que o Socrates e o Ministéro das Finanças nos entram nos bolsos...
O Ricardo e o Jonas estam bem. O primeiro com imenso trabalho e o segundo o mesmo doidivanas de sempre. Na altura do Natal tivemos de pôr o bacalhau a demolhar na varanda, não fosse ele à pesca com a unhaca ou que resolvesse tomar o último banho do ano com o fiel amigo.
Eu não vendo almanaques do Borda d`Água, mas posso sempre falar da chuva e do bom tempo, que é o mesmo que dizer de nada. Lamento que o negócio do gin tenha corrido menos bem...Terás sempre Paris, como no velho clássico :-0)
Tudo de bom para ti e continua a sonhar
Um beijo,

Rach

7/1/07 8:14 da tarde  
Blogger nnannarella said...

____________________
Bela escapadinha, à volta do sofá... E a foto também é belíssima. Esqueceste-te foi de dar-lhes autoria... É da adianez, também conhecida por
efemerum

Foste ler os textos que eu linquei ? São umas belíssimas viagens também.

E continuo a pedir-te que retires o blogatelas dos links...uf...

Beijos.

7/1/07 8:53 da tarde  
Blogger rach. said...

Olá querida nnanna de pensamento sempre à vela.
Eu não me esqueci de dar autoria à foto que me deixou como as crianças ao verem as prendas debaixo da arvore de Natal: devido a problemas técnicos quer do meu cérebro que não se lembrava do nome do autor e só lhe ocorria arrejuez...quer por problemas na net não coloquei o nome, mas pedi-lhe desculpas mentalmente.
Quanto à escapadinha, foi o que se arranjou. Outras viagens farei até Paris,Tours e outras cidades francesas. Farei uma a um país vizinho e que me levará a visitar Bach. visitarei Toulouse-Lautrec, Puccini...O tête à tête com Marguerite de Navarre enviá-lo-ei para a tua morada electrónica. Ainda que não saiba quando a senhora me pode receber.
Uma grande beijufa para ti

8/1/07 12:05 da manhã  
Blogger sotavento said...

Eu cá (já que me perdoaste de tanta quadra) atrevo-me a achar que tu foste mesmo a qualquer lado!... :)))

8/1/07 12:41 da manhã  
Blogger sotavento said...

Mortais, mortais, só mesmo os saltos!... :)))

8/1/07 1:17 da manhã  
Blogger De tudo e de nada said...

Rach

Bom ano também para ti and write girl, write. The words of joy.
Beijo na testa;)

9/1/07 12:11 da tarde  
Blogger bettips said...

Vim aqui antes ...e não saiu o meu dito! Hoje já só digo que "viajar é preciso" e deixo um Bjinho.

14/1/07 1:18 da manhã  
Blogger bettips said...

Por que temos algums saudades de algumas pessoas se nem as conhecemos? Bjinho

24/1/07 11:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home